Trilha Ecológica

A Trilha Ecológica está localizada na Fazenda Crystal, próxima ao Parque Industrial da Santa Vitória Açúcar e Álcool. Possui 756 metros de extensão, em um fragmento de cerrado. É frequentada por visitantes, colaboradores e alunos de escolas da região com o objetivo de apresentar o ecossistema natural de forma didática e prática, demonstrando a importância da biodiversidade local.


As visitas previamente agendadas são monitoradas por instrutores que enfatizam o potencial de conservação ambiental, a importância das espécies de cerrado e mostram a vegetação típica da região, sempre explorando o raciocínio lógico e incentivando a capacidade de observação e reflexão, além de apresentar conceitos ecológicos e estimular a prática investigadora.


Na trilha também é possível observar vestígios e rastros de diversas espécies de aves, anfíbios, mamíferos e répteis. A vegetação no interior da trilha ainda é diversificada de plantas herbáceas, arbustos e arbóreas. Algumas espécies são identificadas por placas, em que consta o nome científico e popular para apoio das atividades didáticas e pedagógicas com o público.

Programa de Educação Ambiental

Focado em alunos das escolas das redes públicas e privadas de ensino, o principal objetivo do programa é organizar palestras, atividades educacionais, visitas técnicas e eventos culturais para aqueles que moram ou estudam na região.


Dessa forma, não só as escolas de Santa Vitória podem ser positivamente impactadas, mas também, unidades de municípios vizinhos, como Ipiaçu e Gurinhatã.


O programa foi criado em 2009 e contempla atividades relacionadas ao Dia Mundial da Água, Dia da Árvore, Semana do Trânsito, entre outras datas comemorativas e de interesse social.

Cílios da Terra

A Santa Vitória Açúcar e Álcool percebeu a necessidade de desenvolver um programa de reflorestamento mais amplo para reposição de árvores com mudas de espécies nativas, para preservação das matas ciliares. Este programa tem o objetivo de fomentar tanto a proliferação de espécies de cana mais saudáveis quanto o reflorestamento local.


Para atender a essas expectativas, a SVAA criou o Programa de Reflorestamento Cílios da Terra, com o objetivo de plantar 2 milhões de mudas de 2015 até 2019, impactando positivamente a vazão dos principais rios que abastecem a cidade de Santa Vitória e região.

Painel Consultivo Comunitário

É um projeto que tem o objetivo de construir uma relação de colaboração entre a Usina Santa Vitória açúcar e Álcool e comunidades vizinhas.


No Painel Consultivo Comunitário, um diálogo de mão dupla entre representantes da nossa SVAA e lideranças locais identifica desafios regionais e promove iniciativas relacionadas à educação e à sustentabilidadeÉ um projeto que tem o objetivo de construir uma relação de colaboração entre a Usina Santa Vitória açúcar e Álcool comunidades vizinhas.


No Painel Consultivo Comunitário, um diálogo de mão dupla entre representantes da SVAA e lideranças locais identifica desafios regionais e promove iniciativas relacionadas à educação e à sustentabilidade

Bombeiro na Escola

Programa de Responsabilidade Social em parceria com o 2º Pelotão de Bombeiros de Ituiutaba, que tem o objetivo de desenvolver a cultura de prevenção em crianças e adolescentes de baixa renda.


Além disso, contribui com a educação e formação ética, moral e social deste público pois o insere em um ambiente em que prevalece a hierarquia, disciplina, respeito e outros valores sociais.


Além da divulgação da cultura de prevenção, vários outros temas são trabalhados, entre eles:


- a defesa ambiental com aulas sobre a importância da preservação do meio ambiente - campanhas de reciclagem - participação em eventos afins, como na época de queimadas - cidadania com o respeito às leis e instruções para o conhecimento e manifestação do direito de cada um - os aspectos sociais, com a interação e integração entre os alunos a partir das atividades em sala de aula, experiências práticas, atividades esportivas e de lazer - o combate às drogas e à violência, com instruções específicas sobre o tema em parceria com órgãos especializados no assunto.